domingo, 13 de dezembro de 2009

GO WILLY!!

Quanto você ouve essa frase aí de cima logo vem na sua cabeça a imagem de uma baleia orca não é verdade? Pois é... Por incrível que pareça, você está errado... Eu também, até alguns dias atrás era iludida por essa afirmação...
A verdade é que ela não é uma baleia e sim um golfinho. Estranho né? Mas eu juro que é verdade, não estou louca (ainda).



O que acontece é que a orca ficou com a fama de baleia assassina porque mergulhadores e baleeiros descobriram que as orcas atacam baleias jovens de outras espécies e começaram a chamá-las de assassinas de baleia (e não baleias assassinas)!!
Coitadinhas... Ficaram com má fama a toa, pois não há registro nenhum de ataque de orcas a seres vivos. Mas como você sabe, quem conta um conto aumenta um ponto... Além de que se não exagerassem, como a industria do cinema internacional lucraria?!



Outra verdade que deve ser dita é que os seres humanos são cheio de se gabar por serem os animais mais inteligentes do planeta, porém o cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. O cérebro aparentemente grande e evoluído dos golfinhos pode ser devido a necessidade de comunicação em baixo d´água e para usarem o sonar com precisão. Já o grande cérebro humano contribui para a capacidade de fala, escrita, manipulação corporal e outros. Portanto, a inteligência dos golfinhos adapta-se às suas necessidades tal como a inteligência humana se adapta às nossas.

Agora, o que eu não sabia e descobri procurando os golfinhos é que eles são extremamente rápidos ao nadar, sendo possível para algumas espécies atingir 60 Km/h [acho que é até mais rápido que o Rubinho ano passado não é não?] e saltar até 5 metros acima da água. Levando assim, vantagem sobre os seus predadores e suas presas.
Só que a curiosidade mais interessante na minha humilde opinião é que os golfinhos nunca dormem!! Isso acontece porque seus organismos não estão adaptados á ficarem muito tempo debaixo d’água e precisam subir até a superfície para respirar o dia todo. Á noite apenas metade do cérebro deles adormece enquanto a outra parte permanece atenta.
Só que graças aos seres humanos, estes fantásticos animais estão sendo ameaçados. Algumas espécies são caçadas pela sua carne e outros produtos, como o caso que acontece no Japão e que se tornou conhecido em todo o mundo, onde são caçados cerca de 17 mil golfinhos por temporada. E o pior: o governo apóia matança! Gente, isso é um absurdo!!



Outras ameaças são as redes de pesca ao atum, onde é comum os golfinhos morrerem afogados, por não conseguirem subir à superfície para respirar. Os ruídos provocados por navios, que interfere na capacidade deles de se alimentarem, orientarem-se e comunicarem. Esses ruídos podem destruir a sua audição e até mesmo causar hemorragias em seus pulmões e ouvidos ( Imagine o que um Have Metal deve causar à eles, a sua extinção?? P.S.: Nada contra os metaleiros, hein!! [ MEDO] ).
Para terminar, uma frase do greenpeace que traduz muito bem o que queremos dizer: “Somente quando for cortada a ultima arvore, Poluido o ultimo rio, Pescado o ultimo peixe, e que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro!”

4 comentários:

Unknown disse...

ai q triste o q fazem com os bixinhos! eles são lindos
=]

beijo pra voces e especialmente pra Bea!

Dai!

Unknown disse...

eu fui a visitante numero 100!! ganho algum brinde???????????

Francis Martin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francis Martin disse...

O cerebro humano é o único que é desenvolvido a ponto de lutar contra sua própria existência. O Homem é o pior evento da humanidade. Parabéns pelo blog e por manter a tradição das campineiras serem lindas!

Ao som do Sonic Youth!!!

Bjs