terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Estômago de avestruz...

Queridos leitores do blog que aturam essas histórias malucas de duas doidas varridas, vamos escrever hoje sobre um animal um tanto quanto estranho: O AVESTRUZ! (Derrrr.. se este é o título do post!!?).
O fato é que descobrimos coisas realmente muito curiosas sobre esse ser...



A primeira coisa é que esta é a maior ave do mundo, ela pode atingir uma altura de 2,4m e pesar até 150kg. Pode parecer pouco, mas imagina alguém desse tamanho...

Outra coisa é que ele come de tudo... o “bichinho” chega a comer até pedra! Isso porque o seu estômago produz uma grande quantidade de suco gástrico, que pode ser capaz até de digerir até metais (viu pai, eu te disse que você tinha estomago de avestruz).

É uma ave muito desconfiada, porém pouco inteligente.. só pra você ter uma noção os olhos delas são maiores que seus cérebros (tenho um amigo assim também!!!).
Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos, a fêmea de dia e o macho á noite. O ovo pesa 1,4 quilos, o equivalente ao peso de 24 ovos de galinha e de casca espessa. A fêmea não prepara o ninho, eles são postos em um buraco no chão. Quando ameaçada, pode atingir velocidades incríveis de até 65km/h... Queria ser assim, mas meu meio metro de perna não permite!



Por falar em buraco ... Descobri uma coisa que me deixou chocada!! Essa história de que o avestruz enfia a cabeça num buraco quando está com medo é MENTIRA!!! Cara... juro pra você... estou cansada de ser enganada!! Primeiro descobri que a chita não é uma macaca, depois que a orca não é baleia, e agora isso!! É demais pra mim!!

A verdade é que essa ave encosta o pescoço e a cabeça no chão, tanto pra escutar melhor a aproximação de um inimigo, quanto para se camuflar, pois deixa à mostra apenas a parte do corpo coberta de penas, o que, de longe, pode parecer um arbusto para um predador.

Então lembre-se, o único animal que enfia a cabeça num buraco no chão é esse aí:



O avestruz não é uma ave que está ameaçada de extinção (ainda). Mas, sua carne é muito apreciada e chega até a ser recomendada por cardiologistas, pelo baixo teor de gordura e tem sido até alvo de experiências em escolas aqui de Campinas para servirem na merenda... Suas penas e couros também são comercializados.

Mas, não é só porque elas ainda não estão em risco de serem extintas que você ai estimular seu lado psicopata como o nosso amigo Godofredo, que vocês já conhecem, e vai sair matando as coitadas! Tem que haver um controle, senão daqui há alguns anos quase todas as espécies estarão ameaçadas de extinção... É exatamente porque no passado existiam muitos micos-leões, ou ararinhas-azuis, que hoje se luta para que eles não desapareçam por completo do nosso planeta!!

Vamos cuidar do que há de melhor e, por favor, não tentem fazer o mesmo que o carinha da foto ai de cima!

3 comentários:

Renatinha Araújo disse...

Oiieee!!
tudo bem??

Vi o seu blog na comunidade do Blogspot & Wordpress no Orkut e gostei bastante! ^^

Sorte e sucesso para você!

Convido-te para passar no meu também:
www.glamourfeminino.blogspot.com

Beijão!

Renatinha Araújo disse...

Bastante interessante essa matéria que você fez sobre o avestruz.
Quando eu era criança, meu pai me filmou no zoológico e eu fingi ser uma repórter. Na vez de falar do avestruz, eu falei direitinho tudo o que eu tinha aprendido sobre eles no Castelo Rá-TIm-Bum! *.* ashushusahuas

Mas que negócio é esse de que Orca não é baleia? Como assim???

Keh disse...

Pois é, também fiquei suepresa, mas a verdade é que a orca é um golfinho... Foi o cinema que o rotulou como "baleia assassina"...
Fico feliz por ter gostado do blog e do post sobre o avestruz...

Beijos