quinta-feira, 6 de maio de 2010

Urso Panda

Bom dia!/Boa tarde!/Boa noite!!

Hoje como faz tempo que nós não postamos sobre nenhum animal, resolvi vir aqui e falar sobre o super, hiper, mega fofo PANDA!
Bom que o panda é um animal ninguém nega, que ele é um mamífero também não. Mas esse animalzinho fofo mesmo sendo herbívoro é classificado como carnívoro dá pra entender?! Mas a pior confusão feita esta na classificação de que família ele é. Por muito tempo chamamos os panda erroneamente de urso, pois, junto ao panda-vermelho, foi incluído na família dos procionídeos, a mesma dos guaxinins. Testes genéticos recentes o recolocaram na família dos ursos, sendo seu parente mais próximo, o urso-de-óculos, da América do Sul. Ou seja: urso panda é urso gente!!! [pelo menos por enquanto].




Como já dissemos, os pandas tem hábitos alimentares de herbívoros, por isso 99% da sua alimentação é de bambu, mas também é possível predar roedores e filhotes de cervos-almiscarados [que bicho é esse???]. Seu sistema digestivo não é plenamente adaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu. Isto leva ao panda consumir cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas!!! Seus dentes e mandíbulas são extremamente fortes, adaptados para triturar os colmos do bambu.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias e nascem um ou dois filhotes frágeis e delicados fazendo assim a mãe-panda optar por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte [tadinho, dá ele pra mim que eu cuido dele! ].



Ao contrario dos pandas na natureza que até brigam para se acasalar, somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente, apenas 30% das fêmeas engravidam e mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual [será que nem com viagra rola?!].
A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocam o panda sob ameaça de extinção. A caça não representa problemas devido às rígidas leis chinesas. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter atirado em um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados a morte após serem presos portando peles de panda e macaco-dourado [nossa, o Brasil tinha que aprender com a China a fazer leis!!].
O número de pandas selvagens na China está estimado em 1.596. Em 2000 contavam-se 1.114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi [saúde! Ah, não foi espirro..sorry ¬¬¨]. Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão em um centro especializado em Sichuan. Outros 20 espécimes se encontram distribuídos pelos principais zoológicos do mundo. Alguém sabe se aqui no Brasil tem?? Queria tanto ver um de perto...mas acho que ir pra China ta meio fora de cogitação. Se alguém souber de um lugar que tenha panda e perto de São Paulo me avisa hein!?

Ficarei aqui esperando uma resposta sua!



Beijossssss e até mais ^^

Nenhum comentário: